top of page

Webinário apresenta dados e experiências em saúde dos servidores penitenciários

Durante o encontro, foram abordados temas como qualidade de vida, saúde mental, reconhecimento e valorização em âmbito nacional 



Na última quinta-feira (7), ocorreu o Webinário Nacional do Projeto Valoriza - Saúde em Foco: Compartilhamento de Dados e Boas Práticas. O evento reuniu mais de 200 pessoas, entre gestores e servidores penitenciários, para refletir sobre o cenário da saúde e qualidade de vida no trabalho no contexto prisional brasileiro. 


O evento foi organizado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 


O secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, abriu o encontro com boas-vindas aos participantes. Em sua fala, o secretário abordou a relevância do cuidado com a saúde — incluindo a saúde mental — para a qualidade de vida e o bem-estar dos trabalhadores. “A administração e a gestão devem mostrar que este é um assunto sério, que merece toda nossa atenção. O bem-estar de quem atua na segurança pública é pauta prioritária”, explicou. 


A coordenadora do Projeto e coordenadora do Pólen - Laboratório de Inovação na Gestão Pública da Fiocruz, Ana Carneiro, abordou a relevância da inovação no âmbito prisional. “Desenvolvemos soluções inovadoras junto aos gestores, com linguagem simples, metodologias ágeis, de forma a fomentar as habilidades necessárias para fortalecer a criação de projetos voltados à saúde e qualidade de vida dos servidores penitenciários”. 


Em seguida, foi apresentada a Curadoria de Experiências em Saúde e Qualidade de Vida do Servidor Penitenciário, uma coletânea de iniciativas brasileiras desenvolvida para registrar, reunir e inspirar servidores penitenciários de todos os estados na criação de projetos em SQV. A Curadoria conta, ainda, com uma seleção de referências bibliográficas e de normativas, que podem subsidiar o aperfeiçoamento de conhecimentos e a construção dos projetos. Confira o site aqui.


Na sequência, foram demonstradas algumas iniciativas que integram a Curadoria, como: o Prêmio Humaniza, que reconhece servidores e grupos de trabalhos que realizam práticas humanizadoras no Espírito Santo; e os grupos reflexivos com famílias atípicas em Minas Gerais. 


Conhecimento produzido no âmbito do Projeto Valoriza


No segundo bloco do webinário, foram apresentados dois estudos realizados pela equipe técnica de pesquisa da Fiocruz, no âmbito do Projeto Valoriza. 


O primeiro é uma revisão da literatura nacional e internacional sobre saúde e qualidade de vida dos servidores penitenciários, que foi divulgada neste ano.


O segundo trata-se da pesquisa “Cenários da Saúde Física e Mental dos Servidores do Sistema Prisional Brasileiro”, que reúne dados inéditos a partir da escuta de 22 mil servidores penitenciários de todas as unidades federativas do Brasil. 


“Esses encontros são oportunidades de trocar informações e contribuir, a partir de experiências e dados, para a promoção da saúde de todas as pessoas que atuam nas unidades prisionais e na administração penitenciária em todo o Brasil”, explica a coordenadora Nacional de Saúde da Senappen, Sara Reis.


Assista à gravação do Webinário Nacional do Projeto Valoriza aqui.


58 visualizações

Comentários


bottom of page