top of page
Buscar

Estão abertas as inscrições para o curso “Saúde e Qualidade de Vida do Servidor Penitenciário”

  • Foto do escritor: Laura Machado
    Laura Machado
  • 11 de ago.
  • 2 min de leitura

Curso online desenvolvido pela Fiocruz aborda temas como saúde mental, fatores de risco e estratégias de cuidado, com carga horária de 120 horas e certificado digital


ree

Pensando na realidade de quem trabalha em um ambiente de alta complexidade, o curso Saúde e Qualidade de Vida do Servidor Penitenciário busca ampliar o cuidado com quem atua diariamente nesse tipo de cenário. A formação é oferecida na modalidade EAD, com 120 horas de carga horária, e está com inscrições abertas até o dia 4 de novembro, por meio da plataforma de ensino da Fiocruz.


O curso é voltado a gestores e servidores do sistema penitenciário de todo o país. A formação integra estratégias para fortalecer políticas institucionais de promoção da saúde, reconhecimento profissional e qualidade de vida no sistema prisional.


“A formação é uma oportunidade para fortalecer o olhar institucional sobre a saúde dos servidores, promovendo ações concretas de vigilância e atenção integral à saúde no ambiente laboral”, destaca Kleber Carlos, coordenador nacional de Saúde da Senappen.

Formação que parte da realidade dos servidores

Composto por três módulos, o curso se baseia no cotidiano dos servidores penitenciários e parte da demanda destes. Os conteúdos da formação abordam desde marcos legais e históricos sobre a relação entre saúde e trabalho, até as ferramentas práticas de cuidado no ambiente prisional, com foco em saúde mental, prevenção de riscos e estratégias coletivas de cuidado.


Além disso, a formação apresenta dados sobre o perfil de saúde física e mental dos servidores penitenciários, contribuindo para que os pares e gestores locais possam construir espaços mais suscetíveis à promoção do bem-estar no trabalho.


“Um dos principais diferenciais do curso é trazer o tema da saúde mental para o centro do debate, considerando as tensões do ambiente prisional e os impactos emocionais e psicológicos que fazem parte da rotina dos servidores. Cuidar da saúde mental também é uma estratégia de valorização da carreira e de permanência saudável no trabalho”, afirma André Guerrero, coordenador do Núcleo de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Fiocruz Brasília.

Certificação e plataforma de acesso

O curso é autoinstrucional e realizado inteiramente on-line, por meio da plataforma de cursos da Escola de Governo Fiocruz Brasília. Após a conclusão dos módulos e atividades avaliativas, os participantes recebem certificado de atualização profissional, com verificação de autenticidade.

Para acessar o curso, é necessário realizar um cadastro gratuito na plataforma. O conteúdo pode ser feito no ritmo de cada participante, com total flexibilidade de horários. 

Para realizar sua inscrição e saber mais sobre os módulos, acesse o link aqui




 
 
 

Comentários


bottom of page