top of page
Buscar

Senappen promove 1ª Oficina de Capacitação de Gestores e Intercâmbio de Experiências

  • Foto do escritor: Luana Machado
    Luana Machado
  • 23 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

O encontro teve como foco o diálogo e a criação de projetos em saúde física e mental e qualidade de vida dos servidores penitenciários nos Estados. Iniciativa acontece no âmbito do Projeto Valoriza: Saúde em Foco

A saúde e a qualidade de vida dos servidores penitenciários foram os temas de destaque da 1° Oficina de Capacitação de Gestores e Intercâmbio de Experiências, que aconteceu entre os dias 14 e 18 de agosto, em Brasília/DF. Participaram desta primeira edição gestores(as) das Secretarias de Administração Penitenciária dos estados: Pará, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


Os gestores participantes representam as áreas de saúde e qualidade de vida dos servidores penitenciários e dos setores que gerenciam e acompanham a execução de recursos financeiros (Convênios, Fundo a Fundo, Emendas Parlamentares, etc.).


Durante cinco dias de atividades, os participantes dialogaram e desenvolveram planos de trabalho para projetos em saúde e qualidade de vida das pessoas que atuam em âmbito prisional, como profissionais de saúde, policiais penais, professores e demais trabalhadores.


A iniciativa, realizada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), em parceria com o Pólen, Laboratório de Inovação na Gestão da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no âmbito do Projeto Valoriza: Saúde em Foco, levou informação e inovação com uso de metodologias como o Design Thinking.


“A oficina de construção de projetos é construída baseada em metodologias ágeis com objetivo de trabalhar métodos e apresentar tecnologias que poderão ser aplicadas nos projetos”, explica Ana Carneiro, Coordenadora do Pólen, Laboratório de Inovação na Gestão Fiocruz.


Através do Design Thinking, é possível estimular os grupos a resolverem problemas com novas perspectivas, encontrando soluções e respostas a partir dos conceitos do design, que busca sempre percorrer caminhos mais curtos e eficientes, para satisfazer as necessidades do público.


A realização da primeira oficina nos permitiu ampliar as discussões sobre o financiamento de projetos voltados à saúde e qualidade de vida dos servidores penitenciários. Precisamos levar essa temática adiante e consolidar uma política pública de cuidado e atenção à saúde de nossos trabalhadores”, explica Sara Reis, Coordenadora Nacional de Saúde da Senappen.


Ao longo dos próximos meses, demais estados brasileiros participarão da mesma oficina, com o objetivo de promover o aprofundamento de conhecimentos acerca dos mecanismos e das estratégias para a construção de projetos eficientes em saúde e qualidade de vida dos trabalhadores do sistema penitenciário.


Dessa forma, a Senappen está apoiando a criação e a viabilização de projetos, ampliando as possibilidades de cuidado à saúde e à qualidade de vida das pessoas que atuam tanto nas penitenciárias quanto na administração penitenciária.


 
 
 

Comments


bottom of page