Vídeo-manifesto é lançado em oficina sobre Saúde e Qualidade de Vida dos Servidores Penitenciários com representantes dos estados
- Luana Machado

- 25 de jul.
- 2 min de leitura
Ação valoriza atuação dos servidores penitenciários e reforça papel essencial para a sociedade
No dia 21 de julho, durante a 2ª Oficina Virtual sobre Saúde e Qualidade de Vida dos Servidores Penitenciários, mais uma ação foi lançada no âmbito da campanha de valorização “Servidor penitenciário: fundamental para a segurança pública. Essencial para a sociedade”, uma iniciativa do Projeto Valoriza: Saúde em Foco, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).
A oficina contou com a participação de representantes das administrações penitenciárias estaduais e, entre diversas agendas, houve a apresentação do vídeo-manifesto da campanha de valorização do servidor penitenciário. O vídeo reverbera a voz dos mais de 100 mil servidores penitenciários no Brasil e reforça que esse trabalho, para além da segurança, também contribui para a ressocialização daqueles que um dia retornarão à sociedade.
A campanha “Servidor penitenciário: fundamental para a segurança pública. Essencial para a sociedade” busca fortalecer o reconhecimento institucional e social da carreira, ressaltando a complexidade e a relevância do trabalho desenvolvido nas unidades prisionais, nas áreas administrativas e nas secretarias de justiça e segurança pública. A iniciativa busca também enfrentar estigmas associados à profissão, muitas vezes marcada pela invisibilidade social e pela baixa percepção pública sobre seu papel estratégico na segurança e na estabilidade social.
Esta ação integra o conjunto de estratégias do Projeto Valoriza, voltado à promoção da saúde e da qualidade de vida dos servidores penitenciários, e se articula em três eixos principais: fortalecimento da identidade profissional, atenção integral à saúde, com foco em saúde mental e melhorias na ambiência e nas relações interpessoais.






Comentários