top of page
Buscar

Senappen e Fiocruz realizam 3ª Oficina de Aperfeiçoamento com equipes do Brasil

  • Foto do escritor: Laura Machado
    Laura Machado
  • 1 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura

Iniciativa visa desenvolvimento de projetos voltados à saúde dos servidores penitenciários a partir de metodologias ágeis e inovadoras



Sete equipes de saúde e qualidade participaram da 3ª turma da Oficina de Aperfeiçoamento de Gestores e Intercâmbio de Experiências. O encontro abordou o tema da inovação pública para criação de projetos voltados à saúde e qualidade de vida dos servidores penitenciários a partir de metodologias, técnicas e tecnologias inovadoras. 


Em quatro dias de atividades em Brasília, os participantes desenvolveram conhecimentos e habilidades em assuntos, como: financiamento de projetos, uso de design thinking, inteligência artificial e linguagem simples e desenvolvimento de pitchs para projetos. 


A oficina é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), em parceria com o Pólen - Laboratório de Inovação na Gestão da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no âmbito do Projeto Valoriza: Saúde em Foco.


“Nossa proposta é compartilhar metodologias e técnicas para o desenvolvimento da inovação na gestão pública com nossos parceiros, como é o caso da Senappen, por meio do Projeto Valoriza” explica Ana Carneiro, coordenadora do Pólen.



Aperfeiçoamento para os Estados


As sete equipes são representantes das áreas de saúde e qualidade de vida dos servidores penitenciários e dos setores que gerenciam e acompanham a execução de recursos financeiros (convênios, Fundo a Fundo, emendas parlamentares etc.) de Amapá, Distrito Federal, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins.


A partir da Oficina, as equipes irão apresentar suas propostas de projetos para as unidades federativas, buscando colocar em prática os conhecimentos adquiridos. 


“Nas oficinas buscamos apoiar a qualificação dos gestores estaduais para promover a saúde e qualidade de vida dos servidores penitenciários de forma sustentável, através de projetos que atendam as necessidades locais”, explica Sara Reis, coordenadora de Saúde da Senappen.


Nos próximos meses, outros sete estados participarão da última oficina, de modo que todas as unidades federativas terão participado das Oficinas de Aperfeiçoamento.


 
 
 

Comments


bottom of page